Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

CURIMATÁ ONLINE!!!


Curimatá,2009

A origem de Curimatá data de 1717. Um fazendeiro de Parnaguá, que tão logo adquiriu essa terras, mandou construir uma capela em homenagem a N. S. do Bom Sucesso. Logo formou-se um povoado ao redor da igreja. Com o povoado vieram os conflitos pela terra, sendo que em 1922 o povoado praticamente foi destruído por fazendeiros e posseiros. Dez anos depois, iniciaram-se as atividades comercias no local, retomadando-se o desenvolvimento sócioeconomico. Somente em 29/10/1953 foi criado o município. Integra a Microrregião Chapadas do Extremo Sul Piauiense e Mesorregião Sudoeste Piauiense.
Localiza-se a uma latitude 10º02'11" Sul e a uma longitude 44º18'22" Oeste, estando a uma altitude de 328 metros.
Sua população estimada em 2004 era de 10 281 habitantes.
Sua Área é de 2.379 km² representando 0.9427% do Estado, 0.1525% da Região e 0.0278% do território brasileiro.
Fica a 775 Km da Capital, Teresina.
Ver imagem em tamanho grande

 

 

Curi folia será com percursso

 

 

PARCEIROS DO CURIMATÁ é SHOW!

Anúncie AQUI!!!

  • diga o nome de sua empresa através de um coméntario que faremos seu anúncio aqui gratuito!!!

 Rádio

GETY FM

Clube

Forró

Brasil


Banda

REAL SOM

da bahia 



Total de visitas: 50756
SURGIMENTO DE FAMÍLIAS

JÚLIO BORGES DE MACEDO, de Remanso(Peixe), Bahia, 01.07.1908, escreveu, entre outros, POESIAS E OUTROS ESCRITOS. Filho de Francisco Borges de Macedo e de Alcina Borges de Macedo. Após os estudos primários em sua terra natal, com um professor particular, deslocou-se para outros lugares, onde também estudou. Com 12 anos de idade, mudou-se para Uruçuí, no Piauí. Durante algum tempo, esteve em Ribeiro Gonçalves. Em 1929, com 21 anos de idade, matriculou-se no Instituto Batista Industrial, na cidade de Corrente, Piauí, onde também era Alfaiate. Em 1933, já com 25 anos, casou-se com Arquimínia Guerra do Nascimento, sua colega de classe. Transferiu-se para Curimatá, no Piauí, passando a trabalhar na Fazenda Boa Vista, de sua sogra, como agricultor e como alfaiate. Fundou, junto com Samuel Dourado Guerra e outros, o Instituto Educacional Julião Guerra, em Curimatá. Foi nomeado por Getúlio Vargas, Prefeito de Parnaguá, no Piauí, por seis anos. Em 1953, já com 45 anos, conseguiu a emancipação de Curimatá, tendo sido seu Prefeito provisório. Tornou-se comerciante de tecidos, miudezas, gêneros de exportação e fazendeiro nas horas vagas. Faleceu em 17.02.1978, com 70 anos de idade. Pai de 10 filhos: Delile Guerra de Macedo(Advogado), Carlyle Guerra de Macedo(Médico), Enir Guerra de Macedo(Geógrafa), Lair Guerra de Macedo(Biomédica), Júlio Borges de Macedo Filho(Ministro Evangélico e colega do autor destas notas no Colégio Americano Batista do Recife), Alírio Guerra de Macedo(Médico), Alvimar Guerra de Macedo(Médico), Osimar Guerra de Macedo(Funcionário Público), Nilce Guerra de Macedo(Socióloga) e Estelita Guerra de Macedo(Médica). Como Pregador Evangélico(Batista) que era, iniciou a construção do Templo Batista de Curimatá, mas não conseguiu vê-lo terminado, eis que morreu antes. Seu livro, edição póstuma, tem observações de diversos amigos, entre os quais, José Florêncio Rodrigues Júnior, professor do autor destas notas no Colégio Americano Batista do Recife e ainda de Cândido Carvalho Guerra. Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001, ou no “DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO”, da Fundação Getúlio Vargas, publicado em 2002 e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.

Fonte:www.usinadeletras.com.br

 Samuel Dourado guerran. 23-08-1913 - Curimatá (PI), f. 11-08-2005 - Curimatá (PI). Dicionarista e professor. Foi Secretário da prefeitura de Corrente (1931 a 1933), quando este cargo equivalia ao de Vice-Prefeito. Assumindo o cargo em substituição a Augusto Nogueira Paranaguá, construiu a primeira escola no povoado Geti. Depois, já como Vice-Prefeito, substituindo o Prefeito de então, conseguiu viabilizar a criação do município de Curimatá. Foi, também, Vice-Prefeito de Parnaguá. Lecionou no “Instituto Batista” e foi diretor do “Instituto Educacional Julião Guerra”, ambos em Corrente. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Desde 1932, Samuel Guerra dedicou-se à elaboração do “Dicionário de Termos Especiais” – pioneiro no gênero em todo o país. O trabalho, ainda inédito, tem mais de cento e cinqüenta mil verbetes, datilografados em mais de sete mil páginas. Uma das mentes mais brilhantes ou a mais brilhante existente no PIAUÍ.

>>

>>

Severiana Vargas do Aragão